Crise aumenta apelo por investimentos internacionais
Graças a constante movimentação da moeda americana, entre altos e baixos, investimentos em fundos no exterior tem ganhado destaque, tanto para investidores que buscam proteção quanto para os investidores que desejam se beneficiar dessa oscilação.
Segundo especialistas em segurança patrimonial investimentos ou interesse por investimentos no exterior cresce no momento de variação do câmbio, como a oscilação que tivemos essa semana. Porém é importante frisar que ficar exposto a essa variação cambial pode tanto ampliar os ganhos como intensificar as perdas, exemplo do que já aconteceu no passado.
Ao escolher um investimento que segue as variações do dólar, quando a questão é rentabilidade precisamos levar um fator em consideração: o câmbio, vertente difícil de prever, Influenciado tanto por fatores internos quanto externos (inflação, juros nos EUA, governo, etc)
Tendências
Apesar da queda do dólar que vimos esse mês, especialistas apontam que o mesmo irá subir e chegar até a casa dos R$ 4,30 até o final do ano!
Variação da moeda americana em 2016:
Independentemente da oscilação do dólar, investimentos no exterior ou em ativos estrangeiros são sempre uma ótima escolha a longo prazo, segundo analistas.
“Você pode mitigar riscos ao escolher investimentos que têm correlação negativa. Quando países emergentes vão mal, normalmente os desenvolvidos apresentam melhor desempenho, e vice-versa” – Michael Viriato (Coordenador do laboratório de finanças do Insper).
“O Câmbio serve como um componente de proteção para qualquer portfólio” – José Mauro Delella (Superintendente do Santander).
O percentual da poupança destinado a ativos no exterior é definido com base no perfil e no objetivo do investidor, assim como no prazo de resgate da poupança.
“investimentos atrelados ao câmbio são muito voláteis. Quem é mais conservador não deve colocar parte significativa dos recursos nessas opções” - Cláudio Sanches (Diretor de investimentos do Itaú-Unibanco) - Nesse caso 20% (no máximo) é o recomendado por especialistas.
Para aqueles que desejam iniciar os investimentos ou continuar investindo as opções são variadas, vão de fundos cambiais a fundos de ações com gestão no exterior.
Para acertar na escolha primeiramente é necessário saber o objetivo desse investimento, ou o que se procura com essa reserva.
Proteção Conta Variações bruscas do dólar
Se o que procura for proteção para as variações da moeda, uma ótima opção são os fundos cambiais. [if !supportLineBreakNewLine] [endif]
Diversificação de Investimento
Caso o objetivo seja diversificar investimentos, uma opção é escolher fundos que investem em ações e títulos de empresas e governos.
Nessa segunda opção é bom deixar claro que se pretende retirar os recursos do Brasil. “Se o objetivo é apenas diversificar, não é necessário mandar recursos para fora. Hoje já uma oferta de produtos bastante diversificados no país” – Marcelo Pacheco (Gerente de fundos multimercado e offshore da BB DTVM).
[if !supportLineBreakNewLine]
A Guzzi&Cavalcante é uma empresa especializada em segurança patrimonial, conta com consultores responsável e comprometidos com a melhor solução para sua necessidade. Confira mais tipos de investimentos, acesse.
Esperamos que tenha gostado das dicas. Caso tenha alguma dúvida nossos consultores estão a disposição através do e-mail contato@guzzicavalcante.com.br.
Fonte: Folha de São Paulo [endif]